Para manter sempre os conhecimentos da equipe de enfermagem atualizados, o Hospital de Cataguases promoveu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), duas tardes de palestras sobre “Transfusão Sanguínea e Reação Transfusional”, com a técnica da Agência Transfusional, Regiane Aparecida Santana e a enfermeira do Comitê Transfusional, Ângela Maria de Arruda, nas tardes de segunda e terça-feira (3 e 4) no refeitório da instituição, e reunindo todos os funcionários de todos os andares da instituição.
“Este é um treinamento contínuo realizado com os funcionários do Hospital. Sabe-se que a transfusão sanguínea é encarada como um transplante, então, temos que estar muito atentos, permanecendo é beira do leito do paciente, conferindo tudo, todas as reações e sinais vitais antes, durante e após o procedimento transfusional”, explicou o coordenador do NEP e organizador das palestras, Peterson Gomes Faria.
O trabalho em equipe, tanto no momento da transfusão, quanto na descrição de possíveis reações transfusionais que podem suceder ao procedimento, e que devem ser comunicadas ao médico assistente fazem parte do check list de ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Fazer a comunicação da FIT (Ficha de Notificação e Investigação de Incidentes Transfusionais) e enviar para Agência Transfusional, é todo um somatório de ações que em conjunto, equipe de enfermagem e Agência, garantirão o sucesso do procedimento”, afirmou Peterson.
Segundo o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Agência Transfusional é uma unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imunohematológicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do complexo hospitalar. Para que a Agência tenha seu funcionamento é necessário a existência de um Comitê Transfusional.
O Comitê Transfusional (CT) é um grupo formado por profissionais de diferentes especialidades, responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância, num serviço de saúde. No Hospital de Cataguases o Comitê é gerido pelo médico diretor Nivaldo Gribel; tem a bioquímica Mírian Alves de Sousa como referência técnica em provas de compatibilidade; a enfermeira Ângela e a técnica em análises clínicas Regiane. As palestras sobre transfusão sanguínea já aconteceram em abril deste ano, agora em julho, e segundo Perterson, o conteúdo já está agendado no NEP para ser trabalhado novamente mais duas vezes ainda no decorrer de 2017.