Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 18 de novembro, com a presença do Provedor José Roberto Furtado, dos membros da Mesa Diretora Pedro Arimathéa Alves (vice-presidente) e Ulisses Portela Neto (tesoureiro), o diretor-técnico médico Pedro César Martins, o diretor Comercial Eliermes Teixeira, a coordenadora geral de Enfermagem Sarah Miranda, a coordenadora da Comissão Interna de Controle de Infecções Hospitalares Raquel Cunha, a assistente social Rosilene do Bem, coordenadora do Pronto Socorro, Josy Epifania, Fernanda Luiza de Souza enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente.
O tem deliberado foi a necessidade de rever as normativas vigentes na instituição em função da pandemia da Covid-19, que resultou na mudança de vida de todos nós, com medidas restritivas tanto para a convivência social, como o trabalho, como práticas de lazer e esporte, educação e todas as atividades que normalmente fazíamos no nosso dia a dia.
Isso também impactou, muito mais fortemente, nas unidades de prestação de serviços de saúde, de todo o país. Medidas rígidas precisaram ser tomadas para evitar a disseminação do vírus e a contaminação das pessoas dentro das próprias instituições hospitalares.
No Hospital de Cataguases também não foi diferente. Precisamos adotar medidas duras para preservar a saúde daqueles que aqui buscavam atendimento e de nossos colaboradores. E esse cenário se estendeu por mais tempo que gostaríamos.
Felizmente, com uma nova realidade se apresentando em todo o país, com a grande maioria da população entendendo a importância das medidas de prevenção (uso de máscara e distanciamento) e o crescente número de pessoas imunizadas, entendemos que a situação nos permitiria fazer algumas flexibilizações nas medidas vigentes.
Nesta reunião os membros decidiram que:
VISITAS
Será possível a volta de visitas à UTI no 3º andar, diariamente, já a partir desta data, entre 20h e 20h e 30min., somente 1 pessoa por paciente;
Setores de Enfermarias – continuam com as visitas suspensas.
Setores Covid – UTI e Enfermaria – continuam com as visitas suspensas
TROCA DE ACOMPANHANTE
Será possível a troca de acompanhantes a cada 12 horas – nos horários de 7 h e 19 h – nos seguintes setores:
Setor PV 11 – Pediatria e Cirurgia
Setor PV 10 – Clínica Particular
Setor PV 9 – Clínica SUS
Exceções ou casos especiais serão avaliados de acordo com o quadro clínico pelo enfermeiro supervisor ou enfermeiro coordenador do setor, em conjunto com o serviço de Assistência Social.
Essas modificações estão sendo feitas levando em consideração a realidade de nosso município e os municípios da nossa micro região, frente à redução do número de novos contaminados que resultam em internações.
Entretanto, a Comissão Técnica do Hospital de Cataguases deixa bem claro que “permanecerá atenta ao cenário de evolução de novas contaminações e demanda por serviços hospitalares causadas pela Covid-19 e que, caso seja necessário, novas alterações poderão acontecer a qualquer momento.
Camilo Vória – Assessoria de Relações Públicas do Hospital de Cataguases