Dr. Pedro Cesar Martins, pro reitor Oscar Lopes, médicos instrutores Felipe Pereira e Gustavo Henrique, Eliermes Teixeira, Eduardo Antunes Barcelos e o provedor José Roberto Furtado. O provedor José Roberto Furtado, Maximo Barbosa, Cinthia Correa Piovan, Daniella Rodrigues Pereira, Thomas Benevenuto, Roberta Mendes e Eloi de Oliveira Rodrigues.
O Hospital de Cataguases recebeu, na tarde desta sexta-feira, dia 12, a visita de uma equipe técnica e administrativa da Faculdade UNIFACIG, de Manhuaçu, com o objetivo de conhecer as instalações desta unidade hospitalar, visando a formalização de uma parceria que possibilite ao Hospital de Cataguases ser uma unidade de referência para complemento do curso de medicina aos alunos daquela instituição.
A equipe, representando o reitor da UNIFACIG Thales Hanna, contou com a participação do pro reitor de Ensino Oscar Lopes, os médicos instrutores Felipe Pereira e Gustavo Henrique (coordenadores do curso de medicina) e Roberta Mendes (coordenadora do curso de enfermagem).
Eles participaram de reunião com a direção do Hospital de Cataguases, integrada pelo provedor José Roberto Furtado, o superintendente geral Maximo Barbosa da Silva, o superintendente administrativo Eliermes Teixeira, o diretor técnico Dr. Pedro Cesar Martins, os assessores jurídicos Thomas Benevenuto e Eduardo Barcelos, a gerente de Apoio Daniella Rodrigues Pereira, a analista de licitações Cinthia Correa Piovan e o gerente de enfermagem Eloi de Oliveira Rodrigues.
Os coordenadores dos cursos de medicina, conduzidos pelo diretor técnico Pedro Cesar Martins, e da enfermagem Roberta Mendes, acompanhada pelo gerente de enfermagem Eloi de Oliveira Rodrigues, conheceram todas as instalações e equipamentos do Hospital de Cataguases, inteirando-se das condições que a unidade dispõe para atender às necessidades da faculdade nos períodos mais importantes para os alunos: os da finalização de seus cursos.
Conforme explicou o pro reitor de Ensino Oscar Lopes, o acordo a ser formalizado entre as instituições possibilitará a que os alunos do curso de medicina façam no Hospital de Cataguases a etapa final de sua formação, entre o 9º e o 12º períodos, comumente conhecido como internato e já projetando a realização da residência médica.
O médico professor Felipe Pereira falou sobre a importância que a residência médica significa, pela qualidade dos serviços prestados à comunidade-base do hospital onde é realizada. “Ao concluir o internato, que é a parte final do curso, a graduação e receber o registro no Conselho Regional de Medicina, o profissional formado pode exercer suas funções como médico generalista em instituições de saúde. Se quiser, entretanto, aprofundar seus estudos e adquirir uma especialidade, o caminho mais comum a ser trilhado é fazer uma residência em Medicina”, explicou, acrescentando que “a residência médica é uma modalidade de pós-graduação que funciona nas instituições de saúde, e é por meio delas que os recém-formados realizarão atividades práticas para consolidar, aprofundar e harmonizar seus conhecimentos teóricos ao ambiente hospitalar, sob a supervisão de médicos especialistas, ampliando consideravelmente a oferta de uma mão de obra especializada e essencial para o atendimento às demandas da sociedade sob a área de abrangência da unidade hospitalar.
Maximo Barbosa da Silva explicou que a afinidade familiar com o pro reitor Oscar Lopes possibilitou que esta parceria fosse materializada num curto espaço de tempo. “Essa ideia surgiu durante uma conversa familiar no Natal, prosseguiu com uma visita de nossa equipe à faculdade em Manhuaçu e está sendo sacramentada com esse encontro hoje”.
Com a parceria entre a universidade UNIFACIG e o Hospital de Cataguases, os alunos teriam as aulas práticas dos estágios finais dentro do Hospital. “Isso significa que esses alunos viriam morar em Cataguases, injetando mais recursos na economia do município, além de proporcionar um enorme ganho na qualidade do atendimento aos pacientes do Hospital de Cataguases, com a presença também dos professores médicos instrutores e da carga horária que precisam cumprir”, acrescentou.
O provedor José Roberto Furtado agradeceu a todos os envolvidos nesta iniciativa pelo empenho para que a mesma prosperasse e pudesse começar a se materializar com a visita dos representantes da UNIFACIG ao Hospital de Cataguases. Ele destacou que “esse é um projeto que vai transformar a realidade do atendimento médico na nossa cidade e região, além de colocar Cataguases em destaque na área da medicina. Vamos nos empenhar ao máximo para transformar esse projeto em realidade, apresentando nossa proposta aos gestores da Saúde dos municípios que integram nossa base de atendimento para que sua implementação se dê no menor espaço de tempo possível”, finalizou.
Camilo Vória – Assessoria de Relações Públicas do Hospital de Cataguases