O Hospital de Cataguases e a Faculdade Sudamerica firmaram uma parceira para utilização de uma área delimitada da Fazenda da Fumaça, que será utilizada para o curso de Medicina Veterinária e, posteriormente, para o recém aprovado curso de Agronegócio.
Para concretizar a parceria, no último dia 22, foi realizada uma solenidade para a assinatura do contrato, que contou com a presença dos integrantes da Mesa Administrativa, dos membros dos Conselhos Superior e Fiscal, da Administração, do Departamento Comercial e da Assessoria Jurídica do Hospital de Cataguases, bem como os diretores do Instituto Nacional, que é o proprietário da Faculdade Sudamerica.
A presidente do Conselho Superior do Hospital de Cataguases, Patrícia Mendonça, iniciou a solenidade, agradecendo a presença de todos e lembrando que “todos os detalhes referentes à parceria firmada junto à Faculdade Sudamerica foram exaustivamente debatidos e analisados pelos integrantes do Conselho Superior e da Mesa Administrativa, auxiliados pela assessoria jurídica da instituição, e que todos os questionamentos apresentados em relação à essa parceria tinham sido devidamente esclarecidos, não restando, porém, nenhuma dúvida de que se tratava de uma parceria benéfica para o Hospital de Cataguases, para a Faculdade e para os municípios a serem contemplados com o acesso a atendimento aos pequenos proprietários rurais”. Ela ainda lembrou que “é importante ressaltar que esta parceria pode ser ampliada, com a vinda de mais cursos, o que resultará em maior circulação de recursos e melhores possibilidades comerciais para a nossa cidade, o município de Santana e todos os demais municípios da nossa microrregião”.
O contrato, assinado entre o Hospital de Cataguases e a Sudamerica, prevê que a instituição de ensino ocupará uma área máxima de sete alqueires se terra, com a finalidade de implantação dos cursos e a utilização da área para as atividades pertinentes aos mesmos, conforme o planejamento apresentado.
O contrato também prevê que a Sudamerica poderá usar a sede da fazenda por um ano, para a realização das atividades administrativas, porém, não poderá realizar qualquer modificação no imóvel, já que o mesmo é catalogado como patrimônio histórico.
O tempo inicial estabelecido para a parceria é de 20 anos, sendo que todas as benfeitorias realizadas naquele espaço passarão a integrar o patrimônio do Hospital de Cataguases, caso haja a extinção do contrato.
O Hospital de Cataguases ainda receberá mensalmente, da Faculdade Sudamerica, um valor a ser pago em decorrência da utilização do espaço arrendado.
É de fundamental importância esclarecer que a área delimitada, que passará ainda por uma visita técnica com integrantes da Mesa Administrativa e do Conselho Superior do Hospital de Cataguases, é, atualmente, ociosa e consequentemente demandará de uma série de investimentos para que seja utilizada pela Faculdade Sudamerica.
O Hospital de Cataguases, por sua vez, não arcará com qualquer valor a título de investimento, sendo este de inteira responsabilidade da Faculdade Sudamerica.
Já é sabido que a Faculdade Sudamerica calcula investimento aproximado de R$ 1.500.000,00 para realizar as adequações técnicas na localidade.
O presidente do Instituto Nacional, proprietário da Sudamerica, Nelson Fernandes Maciel, lembrou das dificuldades do início das atividades, o foco nos objetivos traçados, o cumprimento dos contratos e das metas estabelecidas com os parceiros: “Foi trabalhando de forma honesta e transparente que conseguimos parcerias com as mais importantes universidades e faculdades do país, entre as quais poderia citar a UFMF – Universidade Federal de Minas Gerais, a USP – Universidade de São Paulo, a UFV – Universidade Federal de Viçosa, a UFRG – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e muitas outras. A credibilidade e o respeito que conseguimos nos permite fazer pleitos junto ao Ministério da Educação para implantação de novas unidades ou novos cursos, já que eles também têm conhecimento sobre a maneira como atuamos, sempre respeitando as parcerias formalizadas. Por isso, posso dizer, com tranquilidade, que este é apenas o primeiro passo. Muito trabalho temos pela frente e estamos dispostos a enfrentar mais esse desafio, de ampliar a oferta de cursos e vagas, proporcionando a que um número maior de brasileiros tenha acesso aos cursos superiores. Estamos iniciando com o curso de Medicina Veterinária e buscamos viabilizar também o início do curso de Agronegócio. Mas vamos continuar sempre dispostos a encontrar outras alternativas de cursos para a nossa faculdade, beneficiando Cataguases, Santana e todos os municípios da região”.
O provedor do Hospital de Cataguases, José Roberto Furtado, destacou que “nosso município e microrregião entenderam perfeitamente que nós precisávamos de uma instituição forte e consolidada, que oferece resultados em termos de atendimento na área da saúde, e também fornece um grande número de empregos”. Disse ainda que esse entendimento levou uma grande parcela da classe empresarial, da indústria, comércio e serviços a se engajarem nesse projeto de ampliação e modernização dos serviços prestados pelo hospital. “Sem essas parcerias nós não teríamos mais condições de continuar viabilizando os projetos que traçamos inicialmente”.
Ressaltou ainda os problemas enfrentados desde o início da pandemia da covid-19, “quando não tínhamos condições nem mesmo de prever o que enfrentaríamos no dia seguinte. A grande demanda pelos medicamentos, equipamentos e insumos hospitalares, fez com que houvesse uma disparada nos preços, além, até mesmo, da falta de matéria prima nas empresas que os produziam. Mesmo assim, com todas as dificuldades, estamos atravessando esse desafio, sem deixar desassistidas as pessoas que demandam atendimento no nosso Hospital”, disse José Roberto
O provedor ainda abordou o compromisso de estar sempre à disposição, juntamente com o diretor-técnico Dr. Pedro Cesar Martins, para serem acionados em qualquer situação de urgência ou emergência, em qualquer hora do dia ou da noite, no sentido de ajudarem aos profissionais em serviço a tomar as medidas necessárias para resolver a situação.
Segundo José Roberto “Esse contrato que assinamos com a Sudamerica permitirá que uma pequena fração de área da Fazenda da Fumaça seja transformada praticamente em uma Fazenda Escola, com Hospital Veterinário e o curso de Medicina Veterinária, o que vai favorecer inúmeros produtores rurais da nossa cidade e região, o que podemos considerar como o início de ações que permitirão ao Hospital de Cataguases caminhar em busca de aumentar sua capacidade financeira”.
A Fazenda Escola que será implantada na Fazenda da Fumaça pela Faculdade Sudamerica, contará com uma excelente infraestrutura, salas de aula confortáveis, laboratórios modernos e galpões cobertos com baias especiais para animais que serão utilizados nas aulas práticas de cirurgias, inseminação artificial, transferência de embriões, fecundação “in vitro” e outras ações inerentes aos cursos. Tudo respeitando as normas estabelecidas pelo MEC.
A Faculdade Sudamerica também vai construir estruturas físicas e trabalhará na formação de pastagens sem ocasionar qualquer prejuízo ao seu entorno e ao meio ambiente, respeitando a legislação vigente.
No local também será construído um Hospital Veterinário para animais de grande porte visando à formação profissional dos alunos e, com esta preparação, beneficiando aos agricultores de toda a região, já que, na grade curricular do curso estão inseridas atividades como: controle e tratamento de doenças em animais criados para abate (de grande porte); controle e tratamento de doença de animais silvestres; segurança dos produtos de origem animal consumidos pelo homem por meio de controle sanitário dos rebanhos e do acompanhamento na obtenção desses produtos.
Além disso, para completar a formação profissional dos alunos e para a obtenção de um aprendizado em condições reais, serão escolhidas propriedades rurais da região para realização de visitas técnicas, onde serão prestados atendimentos clínicos e cirúrgicos no próprio local, a preço de custo para os produtores, priorizando as propriedades que atendam aos requisitos de agricultura familiar ou àquelas classificadas como de pequenos produtores rurais.
Tudo isso sem trazer qualquer despesa para o Hospital de Cataguases, já que todos os gastos serão suportados pela Faculdade Sudamerica.
Importante destacar, ainda, que nenhum dos contratos em vigor na Fazenda da Fumaça serão prejudicados, já que os arrendatários ali existentes permanecerão desenvolvendo suas atividades normalmente.
Por fim, ficou estipulado contratualmente que o imóvel onde está localizado a Fazenda da Fumaça é gravado com a inalienabilidade, motivo pelo qual nenhuma das parcelas pagas pelo arrendatário constituirão em abatimento de valor para aquisição de parte ou totalidade da propriedade.
Há clara certeza entre as partes, de prosperidade e muito sucesso nessa parceria que perdurará em benefício de toda a sociedade.
O evento teve a presença de representantes da Mesa Diretora, Conselho Superior e Conselho Fiscal do hospital e os diretores do Instituto Nacional e da Sudamerica. A reunião foi aberta pela presidente do Conselho Superior, Patrícia Mendonça, destacadando a importância do projeto que poderá, futuramente, ser ampliado. O provedor José Roberto Furtado destacou que o contrato assinado com a Sudamerica pode favorecer inúmeros produtores rurais da nossa cidade e região Patrícia Mendonça assina o contrato de arrendamento de sete alqueires de terra da Fazenda da Fumaça à Faculdade Sudamerica. Assinam o presidente do Instituto Nacional Nelson Fernandes Pimentel, o Provedor do Hospital de Cataguases José Roberto Furtado e o Tesoureiro da Mesa Diretora Ulisses Portela Neto. O cumprimento do presidente do Instituto Nacional Nelson Fernandes Pimentel ao Provedor do Hospital de Cataguases José Roberto Furtado, com a formalização do acordo.
Camilo Vória – Assessor de Relações Públicas do Hospital de Cataguases