O Deputado Federal e Coordenador na Bancada de Minas Gerais Diego Andrade em seu gabinete com o Provedor do Hospital José Roberto Furtado e o Diretor Comercial Eliermes Teixeira, que fez a apresentação das demandas do Hospital de Cataguases à bancada. A seguir José Roberto e Eliermes Teixeira acompanharam a apresentação das demais instituições convidadas a participar da reunião.
A Santa Casa de Misericórdia de Cataguases, assim como o Hospital São João de Deus de Divinópolis, o Hospital Municipal de Brasília de Minas, o Hospital Hélio Angotti de Uberaba, O Hospital Raimundo Gobira de Teófilo Otoni e a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, foram convidados a fazer uma apresentação da estrutura hospitalar de cada entidade para Comissão da Bancada de Minas na Câmara dos Deputados em Brasília, no dia 27 de outubro de 2021.
Liderada pelo Deputado Federal e Coordenador na Bancada de Minas Gerais Diego Andrade, o evento ocorreu na Plenária IV no anexo II da Câmara. Com esta apresentação, cada entidade hospitalar pode demonstrar aos Deputados Federais Mineiros, não só nossas demandas emergenciais, mas também apresentar nossa estrutura física e os serviços prestados à população.
A Santa Casa de Misericórdia de Cataguases foi representada pelo seu provedor José Roberto Furtado e seu diretor de planejamento e Compliance Eliermes Teixeira de Almeida.
Com essa apresentação, pudemos levar até Brasília a importância do nosso hospital e do grande papel que ele vem desempenhando, como um dos principais atores do Sistema Único de Saúde de toda região.
Destacamos ainda, que somos o único hospital da microrregião de Cataguases, atendendo todos os municípios que a integram e, ainda, fazendo parte da rede de urgência e emergência e da rede resposta, sendo referência para 94 municípios da macrorregião sudeste.
Entre várias demandas apresentadas para custeio, nosso foco foi as emendas destinadas para incremento do teto MAC, para aplicação no atendimento dos vazios assistenciais da cidade e microrregião
Para indicação de emendas parlamentares de investimento, levamos ao conhecimento dos Legisladores Federais, um laudo de inspeção do corpo de bombeiros, onde foram solicitadas algumas adequações nas estruturas do hospital de Cataguases. Como não dispomos de recursos próprios para atender as exigências de forma imediata, fizemos também a solicitação de recursos federais que poderão ser indicados pela Bancada de Minas, ou até mesmo por emendas individuais.
Apresentamos a estrutura montada no Hospital de Cataguases para atendimento à pandemia da covid-19 e assim, a necessidade de habilitarmos os 10 leitos de UTI, que foram ampliados para podermos ofertar um total de 20 leitos de UTI Adulto para nossa região de atendimento, mas para isso, necessitamos de uma reforma no sexto andar, o que também foi pauta das nossas reivindicações.
Na viagem ainda reforçamos o pedido feito à bancada e, pessoalmente, visitamos alguns Deputados que tiveram votação em Cataguases, deixando com eles nossa apresentação e nossas reivindicações.
Foi muito gratificante o convite recebido pela Bancada de Minas, sabendo que, dos tantos hospitais filantrópicos do estado, o Hospital de Cataguases está dentre os poucos escolhidos para fazer a apresentação de nossas demandas em Brasília.
Esperamos que essa apresentação possa render o apoio necessário e que, nas próximas indicações das emendas parlamentares, a Santa Casa de Misericórdia de Cataguases possa ser contemplada para fortalecer ainda mais nossa cidade e a região de nossa abrangência e assim poder firmar o compromisso com toda a população, para prestação de serviço com eficiência e qualidade.