O Hospital de Cataguases acabou de adquirir um moderno “Sistema de Vídeo-endoscopia Flexível” da marca Fujitech, no valor de R$ 219.000,00, proveniente de uma emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Renzo Braz. O sistema é composto por 11 equipamentos que possibilitam a realização de endoscopias digestivas alta e baixa, e poderá dinamizar a resolubilidade dos tratamentos de doenças no estômago e intestinos.
“Este é um equipamento que poderemos contar com imagem digital de qualidade em endoscopia digestiva alta, na região estomacal, e endoscopia digestiva baixa, que popularmente é conhecida como colonoscopia ou retossigmoidoscopia”, explicou o médico proctologista, José Carlos Marques Ramos, ressaltando a segurança na qualidade de imagens dos exames, que resultarão na qualidade de exames superior a que era produzida anteriormente no hospital.
Segundo o médico, o novo equipamento aliado à equipe de endoscopistas altamente preparada, faz com que o Hospital de Cataguases passe a ser referência no segmento na região da Zona da Mata. “Equiparando a grandes centros, hoje podemos afirmar que temos em mãos um equipamento de ponta, o que muito nos ajuda a oferecer resultado nos procedimentos para os pacientes de Cataguases e microrregião”.
Ao equipar os diferentes setores da instituição com instrumentação tecnológica de ponta, o Hospital de Cataguases abre a possibilidade de, através da execução desses procedimentos, arrecadar mais recursos que possam ser investidos no próprio Hospital.
O Sistema de Vídeo Endoscopia Flexível já está em funcionamento na Unidade de Endoscopia do Hospital de Cataguases, disponível para atendimentos, e conta com assistência dos médicos: João Guimarães Filho (médico coordenador do setor), Tereza Cristina Titoneli, José Newton Carvalho, Ricardo Vieira e José Carlos Ramos. Também prestam serviços os demais médicos anestesistas.