A primeira Certidão de Nascimento emitida na Unidade Cartorial do Hospital de Cataguases foi de Lucca Mantovani Vilela.
Rogério Marques de Oliveira, Carlos Alberto Vieira Pinheiro (Betinho), Ulisses Portela Neto, Rosimere de Souza Costa, Eduardo Antunes Barcelos, Eliermes Teixeira, Jean Menezes Vilela, a oficial-substituta Michele Antonieta Ventura Lacerda, o Provedor José Roberto Furtado, Sandra Ramos de Oliveira, a escrivã Vera Lúcia Vieira Paulis, Thomás Loures Benevenuto, o Vice Provedor Pedro Arimathea Alves e o Superintendente Geral Máximo Barbosa da Silva.
O serviço da Unidade Interligada de Registro Civil, inaugurada nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, no Hospital de Cataguases, é pioneiro na nossa região. Administrada pelo Cartório de Registro Civil da escrivã Vera Lúcia Vieira Paulis, a Unidade irá realizar os registros de nascimento e óbito diretamente do hospital com escreventes do próprio cartório, que está interligado ao Sistema de Registro Civil nas maternidades, o que possibilita o Registro de Nascimento da criança, gratuitamente, diretamente da unidade hospitalar, respeitando-se a opção de escolha do local de registro (no cartório de residência dos pais ou neste cartório).
Para que pudesse se tornar realidade, a ação contou com o empenho do Juiz Diretor do Fórum de Justiça da Comarca de Cataguases Dr. João Carneiro Duarte Neto, numa parceria formalizada com a equipe do Hospital de Cataguases, coordenada pelo provedor José Roberto Furtado, tendo ainda a colaboração e suporte técnico do Sindicato dos Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais (RECIVIL), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de MG (SEDESE/MG) e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Estiveram presentes à inauguração representando o Hospital de Cataguases: o Provedor José Roberto Furtado, o Vice Provedor Pedro Arimathea Alves, o 1° Tesoureiro Ulisses Portela Neto, o 1° Secretário Carlos Alberto Vieira Pinheiro (Betinho), o 2° Secretário Rogério Marques de Oliveira, o Superintendente Geral Máximo Barbosa da Silva, o superintendente administrativo Eliermes Teixeira e os assessores jurídicos Thomás Loures Benevenuto, Eduardo Antunes Barcelos e a enfermeira Rosimere de Souza Costa. A solenidade também contou com a participação de Sandra Ramos de Oliveira (Gerente de Secretaria da 1ª Vara e Auxiliar de Fiscalização de Cartórios) representado o Juiz Dr. João Carneiro Duarte Neto, da escrivã Vera Lúcia Vieira Paulis e da oficial-substituta Michele Antonieta Ventura Lacerda.
A inauguração desse novo serviço no Hospital de Cataguases faz parte do projeto Minas Erradicando o Sub Registro Civil de Nascimento, implementando proposta da Corregedoria Nacional de Justiça. A oficial substituta Michele Antonieta Ventura Lacerda informou que a Unidade Interligada de Registro Civil do Hospital de Cataguases vai funcionar de segunda a sexta-feira, nos horários de 9h às 12h e de 13h às 17h.
O primeiro registro realizado na Unidade foi do menino Lucca Mantovani Vilela, filho de Uiara Kristina Cardoso Mantovani Vilela e Jean Menezes Vilela. Ele nasceu ontem, dia 18/11 às 8h 30min, tendo a enfermeira Rosimere de Souza Costa como coordenadora da Maternidade no momento do parto.
Assessoria de Relações Públicas do Hospital de Cataguases