Atendendo a região, Hospital de Cataguases analisa a crise na saúde e reivindica melhorias

18921640_1401034956611599_1314872572590303033_nO centenário Hospital de Cataguases é referência no atendimento de saúde na Zona da Mata Mineira. Além de seu município/base, o HC beneficia diretamente as cidades de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, formando uma microrregional com cerca de 120.000 usuários, e atende indiretamente também, a mais de 92 cidades mineiras. “Estamos acompanhando relatos de dificuldades em todas as unidades de saúde do Brasil. Está cada vez mais difícil honrar nossos compromissos com fornecedores e servidores contando com os repasses do SUS”, analisa a Administração do Hospital.

Em maio, a Santa Casa de Misericórdia alcançou a marca de 8850 pacientes atendidos em seu Pronto Socorro, sendo destes, 7499 foram atendimentos via Sistema Único de Saúde. “Tivemos 420 pelo SUS, 291 pacientes de nosso município e 129 vindos de outras localidades. Por convênios, tivemos 198 internações, 151 de Cataguases e 47 de outros municípios”, explicou a coordenadora do SAME do Hospital de Cataguases, Raquel Amora. “Enquanto instituição filantrópica a gente se esforça muito para oferecer a melhor qualidade de atendimento que o cidadão merece receber, mas fica muito difícil manter essa qualidade quando o SUS repassa apenas valores ultrapassados em cerca de 60%”.

“Vejo o Hospital de Cataguases com uma importância muito grande para todos nós da microrregião e para as demais regiões de Minas. Prestando sempre um atendimento de excelência por parte de toda equipe que compõe seu quadro de funcionários. Nós temos que abraçar essa causa, pois o Hospital é o local onde centenas de vidas são salvas, com eficácia, todos os dias”, afirmou a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata“ CISUM, Tarcí­lia Rodrigues Fernandes.

Além do atendimento de Pronto-Socorro e internações, o HC oferece uma gama de serviços e exames clínicos, consultas ambulatoriais, clínica de saúde mental, serviços de hemodinâmica, centro de hemodiálise, maternidade, U.T.I, pediatria. “Estamos prontos para servir a todos. Diariamente recebemos pacientes de cidades distantes, seja de qual localidade for”, comentou Alverinda, responsável pelos Pacotes de Internação e Serviços do Hospital. Fora da microrregional estão na lista de atendimento do HC, cidades como Leopoldina, Muriaé, Mar de Espanha, Laranjal, São João Nepomuceno, Passa Vinte, Muriaé, Santos Dumont e até a cidade fluminense de Campos dos Goytacazes.

Recentemente, o Hospital de Cataguases aderiu ao protesto da Federassantas “Luto Pela Saúde”, reivindicando maior atenção por parte dos governos Federal e Estadual quanto aos repasses de recursos financeiros e a defasagem da Tabela SUS, que cobre apenas cerca de 50 a 60% dos custos operacionais de cada procedimento realizado. A situação do Hospital não está pior, devido a ação preventiva realizada pela Mesa Administrativa, em conjunto com diversos setores da instituição, como redução de despesas e realinhamento financeiro. “E com isso estamos conseguindo manter os pagamentos em dia com nossos fornecedores e nossos funcionários, somente os médicos recebem com alguns dias de atraso, mas estamos honrando os compromissos”. Para regularizar esses compromissos e manter todas as certidões em dia (requisito essencial para recebermos qualquer verba estadual, seja por serviços prestados ou emendas parlamentares), para continuar garantindo a prestação de serviços aos nossos clientes, de forma resolutiva e eficaz, sem deixar faltar medicamentos, materiais ou equipamentos necessários aos diversos tipos de tratamentos oferecidos, a Mesa Administrativa do HC contratou empréstimos bancários a juros bem acessíveis. Com esse realinhamento a instituição ficará comprometida com apenas uma única instituição bancária.

Deixe um comentário