18 de OUTUBRO – DIA DO MÉDICO

O Hospital de Cataguases, por meio de sua Mesa Diretora, Conselho Superior, Conselho Fiscal, departamento administrativo e os demais setores, se associa a todas as instituições de saúde do Brasil e do mundo para comemorar, com alegria, respeito, carinho e admiração, o Dia do Médico(a), este profissional insuperável pelas suas ações realizadas nas esferas municipal, estadual e federal, na promoção da saúde da população, incentivo a uma vida saudável e prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças das mais variadas patologias.

Hoje, o Brasil comemora o Dia do Médico(a), 18 de outubro, data em que também é celebrado o Dia de São Lucas, santo protetor dos médicos.

Nada mais justo do que dedicarmos este dia em sua homenagem, a todos e todas com os quais trabalhamos direta e indiretamente

O Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, conhecido médico paranaense. Entretanto, não existem informações exatas sobre quando a data foi estabelecida no país.

Eurico Branco Ribeiro nasceu em Guarapuava/SP, em 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Além de médico, ele foi escritor e filantropo e também era um cristão devotado. Assim, surgiu seu interesse pela vida de São Lucas, levando-o a pesquisar sobre essa figura cristã, o que resultou em alguns livros a respeito do santo.

A comemoração do Dia do Médico(a) é uma forma da sociedade, como um todo, reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que nos permite agradecer os sacrifícios (tão evidenciados nestes últimos dois anos e meio) e a dedicação de cada médico nos cuidados com seus clientes/pacientes.

Camilo Voria – Assessoria de Relações Públicas do Hospital de Cataguases

Deixe um comentário