12 de maio: Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem

O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Os profissionais de enfermagem são considerados heróis anônimos pelo Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, no enfrentamento à pandemia de covid-19, pois trabalharam na linha de frente arriscando a própria vida.

O Hospital de Cataguases também enfatiza que enfermeiros e enfermeiras são um símbolo de acolhimento, cuidado e muito trabalho. Profissionais que merecem toda valorização e respeito. Afinal, são fundamentais na área da Saúde. Nossa mensagem é de reconhecimento, aplausos e gratidão. Quando olhamos para a pandemia e para o diferencial que a enfermagem profissional nos trouxe neste período tão difícil o que temos de fazer é agradecê-los (as) e parabenizá-los (as),

Não podemos deixar de ressaltar que enfermeiros e enfermeiras levantam todos os dias para cuidar do amor de alguém. Pode ser você, seu pai, sua mãe, seu avô, seu sobrinho, seu filho, seu tio. A missão deles é proteger a vida. O médico cuida da doença diretamente. O enfermeiro do doente. O médico cuida de tudo de errado que a doença causa. O enfermeiro, de todas as causas que ocasionou. O enfermeiro faz tudo aquilo que a pessoa não consegue fazer por si só. E vai incentivando-a a fazer e ter sua independência de novo.

O Hospital de Cataguases traz esta singela homenagem a toda sua equipe de enfermagem e a todos os profissionais do setor no Brasil e no mundo, por toda sua dedicação, carinho e cuidados com os enfermos quando estes mais necessitam.

Parabéns a todos os profissionais da enfermagem pela honrosa, difícil e fundamental profissão!

Deixe um comentário